Início > Sem categoria > Modelo do Software Público será adotado pelo Paraguai

Modelo do Software Público será adotado pelo Paraguai


O Paraguai será o primeiro país da América Latina a adotar o modelo de software público desenvolvido pelo Governo Brasileiro. Para apoiar a implantação da iniciativa, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento está atuando em conjunto com os técnicos paraguaios no desenvolvimento do sistema.

A adesão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, em Assunção, pelo coordenador de inovações tecnológicas da presidência da república, Nicolas Caballero (na foto com os diretores de informática de diversos órgãos do governo paraguaio e técnicos brasileiros). O lançamento do Portal do Software Público Paraguaio deverá ocorrer no próximo dia 22 de outubro, na Conferência Latinoware.

Na visâo de Nicolas os fatores fundamentais para adoção do software público são a independência tecnológica, a segurança e a escalabilidade que o projeto vai proporcionar ao governo paraguaio. Além disso, completa o coordenador, “teremos o fortalecimento da economia local e a capacidade de evoluir soluções desenvolvidas no próprio país, sem as restrições de licenças proprietárias de software”.

A iniciativa do Governo Paraguaio, lançada no salão da liberdade do Palácio do Governo, integra o projeto Software Público Internacional, lançado na cidade de Havana, em Cuba, no mês de fevereiro de 2009. Para disseminar o projeto, técnicos da SLTI já visitaram países como Uruguai, Argentina e Venezuela, além do Paraguai.

O Projeto Software Público Internacional é coordenado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e o Ministério do Planejamento. Para discutir o tema, ocorrerá no dia 23 de outubro, o 1° Encontro do Software Público Internacional durante a 5ª Conferência Latinoware , em Foz do Iguaçu. As inscrições podem ser feitas direto na página do evento.

Modelo Brasileiro

O modelo do software público foi desenvolvido pelo Governo Brasileiro em 2007 e hoje conta com a adesão de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas, universidades e centros de pesquisas do país. Atualmente são 30 soluções disponibilizadas no endereço que podem ser utilizadas e melhoradas livremente pela sociedade.

O ambiente conta com softwares na área da saúde, educação, gestão municipal, Tvdigital, georeferenciamento, gerenciamento de TI, entre outros. Cerca de 50 mil pessoas participam das comunidades virtuais do portal que contribuem para qualificar as soluções disponibilizadas no ambiente. O acesso aos código-fontes é livre, mediante cadastramento.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: