Início > Eventos > 6º Encontro da Mídia Legal

6º Encontro da Mídia Legal


Alerj debate políticas culturais, acessibilidade e inclusão na abertura do 6° Encontro da Mídia Legal

O 6° Encontro da Mídia Legal – Universitários(as) pelas Políticas de Juventude será aberto no dia 20 de outubro, às 14h, com a audiência pública Acessibilidade para a Democratização das Políticas Culturais, a ser realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A audiência foi convocada pela Comissão de Cultura da Alerj, em parceria com a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/ MinC).

A audiência visa discutir o tema da acessibilidade no teatro, literatura e audiovisual e debater a garantia do direito à produção e participação na vida cultural por parte das pessoas com deficiência. Estão confirmadas as presenças de Alessandro Molon (deputado e presidente da Comissão de Cultura da Casa); Américo José Córdula Teixeira (secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – SID/MinC); Claudia Werneck (superintendente-geral da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão); e David Barros (presidente do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve). Foram convidados, ainda, parlamentares, representantes do Ministério Educação (MEC), da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), conselheiros(as) nacionais e estaduais, especialistas, pesquisadores(as) e defensores(as) de direitos humanos.

A audiência pública pretende também divulgar a Campanha Acessibilidade – Siga Essa Idéia!, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). A campanha tem por objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para a eliminação das barreiras de informação e arquitetônicas que geram preconceito e impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida social. Além disso, objetiva criar um grupo de trabalho para mapear a acessibilidade dos equipamentos culturais do estado do Rio de Janeiro.

Seguindo o Decreto Federal 5.296/04, a audiência pública será realizada com acessibilidade. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo o direito à participação de pessoas surdas. As pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida terão assentos reservados.

6° Encontro da Mídia Legal – Universitários(as) pelas Políticas de Juventude

Após a abertura na Alerj serão realizados quatro seminários na Faculdade de Comunicação  Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com os temas: Políticas Públicas de Juventude: O que são?! A quem se dirigem?! (21/10); Comunicação e Participação Juvenil (23/10); Educação Inclusiva: Direito Humano dos Jovens (27/10); Juventude e Vulnerabilidade: Diferenças e Desigualdades (29/10), sempre entre 9h às 12:30. A entrada é gratuita e não é preciso fazer inscrição.

Patrocínio e apoio

O 6° Encontro da Mídia Legal tem o patrocínio da Petrobras e parceria da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Fundação Avina e UERJ. Apóiam a iniciativa:  Ashoka Empreendedores Sociais; Conjuve; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe); Cipó – Comunicação Interativa; Comissão de Cultura da Alerj; Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Instituto de Juventude Contemporânea (IJC); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase); Aracati – Agência de Mobilização Social; Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; Rede Andi; Rompendo Barreiras; Rompendo Barreiras; Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/Minc); Revista Viração; Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/MEC); Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Corde/SEDH); Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República; União e Inclusão em Redes de Rádio (UNIRR); União Nacional dos Estudantes (UNE); e WVA Editora.

Serviço:

6°Encontro da Mídia Legal – Universitários(as) pelas Políticas de Juventude

Abertura : 20 de outubro, às 14h

Audiência Pública na Alerj
Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março – s/nº , Praça XV

Seminários :

Dias: 21, 23, 27 e 29 de outubro, de 9h às 12h30
Local: UERJ (R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro)
Sala: RAV 102 (Faculdade de Comunicação Social – 10º andar)

Assessoria de Imprensa

Coletivo Comunicação – Imprensa e Mobilização Social
coletivocom@gmail.com
Liseani Morosini (21) 8885 1486
Eliane Araujo (21) 8131 9210

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: