Início > Nacional > Banda larga móvel deve chegar a 60 milhões de acessos em 2014

Banda larga móvel deve chegar a 60 milhões de acessos em 2014


Segundo balanço da Huawei, a móvel deve ultrapassar a banda larga fixa em 2011, o que representa um atraso de três anos em relação à média mundial.

De acordo com o segundo Balanço Huawei de banda larga móvel, ela deve chegar a 60 milhões de acessos em 2014, impulsionado pela redução no preço dos aparelhos. O relatório foi realizado com informações fornecidas pelas operadoras do setor e baseadas em estatísticas oficiais de agências regulatórias como a Anatel e preparada pela Teleco.

O estudo também prevê que em 2011, a adesão à banda larga móvel deve ultrapassar a fixa, e isso representa um atraso de três anos em relação à média mundial. Outro fator, o qual o País está em posição inferior ao resto do mundo é o da densidade média em banda larga, para ambas as ofertas, já a densidade para celular, internet e fixos está num patamar acima da média global.

Em agosto deste ano, a banda larga móvel estava disponível para 64% da população e em 12% dos municípios brasileiros, com expectativa de terminar o período com 5,9 milhões de acessos, o que corresponde a 3,4% dos celulares no Brasil. Para cinco anos, a estimativa é de que 60% dos municípios e 88% da população sejam atendidos com o serviço móvel.

Segundo Eduardo Tude, presidente da Teleco, este será o serviço de maior crescimento no Brasil nos próximos anos, com aumento médio anual acima de 70%. “Queda dos preços dos smartphones devem impulsionar esse resultado”, afirma. Atualmente, a média de preços para pacotes de 500 MB está acima dos valores praticados em outros países, “o que é um dos principais empecilhos para a disseminação do uso da banda larga móvel”.

Tude ainda informou que o LTE (Long Term Evolution) deve estar disponível no País até 2014. “É como forma de suprir a demanda de acessos que ocorrerá nos eventos da Copa do Mundo, no mesmo ano, e sequencialmente as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, conclui.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: