Início > Uncategorized > Motorola Dext é o smartphone perfeito para viciados em redes sociais

Motorola Dext é o smartphone perfeito para viciados em redes sociais


motorola_dext_150.jpgA Claro será a primeira operadora no Brasil a vender o Dext, a partir de segunda quinzena de novembro. O modelo, que ainda não tem preço definido, é vendido nos Estados Unidos – onde é chamado Cliq – por 200 dólares (contrato de dois anos com a operadora T-Mobile).

Mas, afinal, o que o Dext tem de interessante, além do fato de ser o primeiro smartphone da Motorola a trazer o sistema operacional Android? O resposta é o MotoBlur, um conjunto de funcionalidades para acesso e atualização de redes sociais que atua sobre a interface do Android.

Do ponto de vista físico, o Dext não chega a ser excepcional. Ele mede 11,4 centímetros de comprimento por 5,8 cm de largura e 1,5 cm de espessura, e pesa apenas 162 gramas (um pouco mais que o iPhone 3GS, da Apple). O vidro que recobre boa parte da superfície frontal do aparelho (incluindo o display) e a borta metálica que o circunda contribuem para a sensação de que se trata de um equipamento resistente, ainda mais em um segmento no qual a presença do plástico é cada vez mais comum.

motorola_dext_I.jpg

Como o G1, o Dext oferece tanto uma tela touch quanto um teclado slide (oculto sob ela), com teclas suficientemente confortáveis para a digitação de pequenos textos e e-mails.

O display LCD, de 3,1 polegadas, e a resolução de 320 por 480 pixels são suficientes para assistir vídeos e navegar pela interface (e também pela web) com conforto. Apesar disso, a Motorola poderia ter utilizado melhor o espaço disponível, com botões físicos menores (Menu, Home e Back) e maior espaço para a tela.

Os botões são fáceis de pressionar e tem iluminação backlit, que facilita a visualização em ambientes pouco iluminados. Na lateral esquerda estão o botão de volume, a porta de comunicação/carga da bateria e o botão para acionar o modo silencioso. Na lateral direita fica o botão liga/desliga e o disparador da câmera digital (de 5 megapixels, com autofoco e que também pode filmar). A entrada padrão 3,5mm para fone de ouvido fica posicionada na parte superior do smartphone.

O teclado físico se torna necessário para suprir as deficiências do teclado virtual da atual versão do Android, que está longe de ser perfeito (como já vimos no HTC Hero). O formato das teclas é agradável ao tato mas faltou algum tipo de resposta para que o usuário saiba que a tecla desejada foi pressionada.

motorola_dext_II.jpg

Os botões do teclado são suficientemente espaçados e as teclas Alt, Search, Space, Sym e Undo são facilmente localizáveis (possuem cor diferente das demais). Um pad multidirecional está localizado à esquerda no teclado e facilita a navegação caso não se queira usar a tecla touch.

Testes limitados
Não tivemos oportunidade de testar o Dext por muito tempo. Realizado dentro dos escritórios da própria Motorola no Brasil, os dois modelos disponíveis estavam com chips de operadoras distintas e foram preparados para que pudéssemos verificar as principais funções, em particular os recursos do MotoBlur, principal atrativo do smartphone e cuja interface se sobrepõe à do Android (ainda acessível caso o usuário queira).

Quando o aparelho é ligado pela primeira vez, o usuário é solicitado a criar uma conta no serviço MotoBlur. Esta conta é que irá conectar o Dext aos servidores do MotoBlur de forma a garantir a atualização ininterrupta das informações.

A etapa seguinte consiste em definir quais redes sociais se quer que o Dext acesse (por exemplo, Facebook, MySpace, Last.fm e Twitter). Quando os testes de hands-on foram realizados, na segunda quinzena de setembro, o gerente de produtos para handsets da Motorola, Alexandre Giarola, afirmou que a conexão com o Orkut, rede social mais popular entre os brasileiros, ainda não estava disponível, mas que estaria quando o aparelho começar a ser vendido.

Depois de configuradas, todas as atualizações que os contatos de qualquer dessas redes fizer serão exibidas na tela principal do Dext. Assim, o usuário poderá acompanhar o que acontece em todas elas sem precisar ir até pagina web de um serviço em particular. Quando quiser postar uma mensagem, basta escrevê-la e, depois, indicar em qual rede quer postar a mensagem (ou em todas, se desejar). O processo todo é simples de ser feito, embora no começo possa ser um pouco confuso.

Um recurso adicional pode ser de grande utilidade: a agenda de contatos do usuário é alimentada diretamente a partir dos contados que se tem na diversas redes sociais. Desta forma, todas as informações (telefone, endereço, e-mail, data de aniversário etc.) estarão permanentemente atualizadas.

Se, por exemplo, um contato do Facebook atualiza seu número de telefone comercial ou e-mail, tal informação é atualizada na agenda do Dext automaticamente. Além disso, as alterações surgem na tela do Dext como acontecimentos – a Motorola as chama happenings.

O que ocorre quando há contatos que possuem registros em redes sociais diferentes? O MotoBlur compara as informações em busca de dados comuns e cria apenas uma entrada na agenda – o usuário pode separá-las ou agrupá-las facilmente em caso de equívoco na classificação.

motorola_dext_300.jpg

Mensagens curtas (SMS) e correio eletrônico são tratados de forma similar pelo MotoBlur e todas as conversações seguem um fluxo semelhante ao das atualizações das redes sociais.

Essa capacidade acaba por transformar a interface do Dext confusa. Quem possui muitos contatos em redes sociais e com grande volume de atualizações verá surgir textos, caixas de diálogo e imagens a todo instante na tela do smartphone. Para acompanhar o histórico, o usuário possui telas específicas que permitem navegar mais facilmente por elas.

Diferentemente do iPhone OS ou Palm Pre, o Dext oferece apenas cinco telas que podem ser populadas com ícones de widgets ou aplicativos. Além dos widgets padrão do Android (Música, Relógio, Calendário e Busca, entre outros), existem os do MotoBlur (Mensagens, Status, Happening e Tempo).

Como o nome sugere, o widget Mensagens dá acesso às mensagens mais recentes (de texto, atualizações de redes sociais, e-mail) em forma de conversação – o remetente é exibido no topo da mensagem.

No caso de e-mail, apenas uma parcela dele é exibida; para ver a mensagem completa, basta tocar nela, bem como responder uma mensagem ou apagá-la. Também é possível visualizar todas as mensagens em uma caixa de entrada universal, como a do Palm WebOS, ou ver as mensagens de cada conta separadamente.

O widget Happening dá acesso instantâneo às redes sociais a partir da tela principal. Atualizações do Facebook, Gmail, Last.fm, MySpace, Twitter, Yahoo e outras redes sociais, que estão permanentemente conectadas, são continuamente atualizadas no aplicativo.

Já a função Status deixa o usuário atualizar seu status (“o que estou fazendo”) em uma ou em todas as redes sociais a que tem acesso, funcionalidade muito conveniente já que o usuário não precisa abrir a aplicação para isso – a atualização é feita a partir da tela principal.

O software para acessar a web no Dext carrega páginas rapidamente, mas tem o mesmo problema da versão móvel do Safari, do iPhone: não oferece suporte a conteúdo em Flash – a versão 10 do Flash para o Android deve ser lançada em breve. O navegador é fácil de usar, permite lidar com múltiplas janelas, oferece recurso de favoritos e permite procurar por palavras na página aberta.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: