Início > Inclusão Digital > Uruguai é o primeiro país a distribuir laptops para estudantes

Uruguai é o primeiro país a distribuir laptops para estudantes


O governo do Uruguai tornou-se o primeiro país a garantir o fornecimento de um laptop XO para cada estudante do ensino primário do país a partir deste ano. De acordo o site de notícias Engadget, o programa uruguaio, que faz parte da iniciativa OLPC (sigla em inglês para “um laptop por criança”), também permitiu que diversas famílias pudessem conhecer e usar computadores com internet pela primeira vez.

A iniciativa envolveu a capacitação de 18 mil funcionários do setor e já beneficiou mais de 362 mil alunos nos últimos dois anos. Os custos de implantação – que deveriam chegar a US$ 100 por máquina – passaram de US$ 260, entre manutenções, treinamento de profissionais e acesso à internet para as escolas. Porém, o total atingiu cerca de 5% da verba uruguaia de educação.

Os computadores para deficientes visuais utilizam o sistema operacional Windows, enquanto os outros PCs usam o Linux. Cerca de 70% das crianças beneficiadas já tinham computador, mas muitos professores também começaram a reconhecer os benefícios do projeto.

Outros projetos do Uruguai pretendem expandir o fornecimento de laptops para os alunos e melhorar a conexão à internet das escolas.

A organização sem fins lucrativos OLPC foi fundada por Nicholas Negroponte com um núcleo de veteranos do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos. O Brasil faz parte da iniciativa, mas ainda não conseguiu uma quantia expressiva de crianças equipadas com computadores pessoais

  1. Pedro
    19 de outubro de 2009 às 9:25 PM

    Hola Jeferson!!!
    Es verdad lo de Uurguay, y es un ejemplo… todos los niños de escolaridad primaria ya tienen su laptop, sea pobre o rico, no importa clase… el Plan Ceibal es muy bueno.
    Muy bueno el blog!! y perdona que escriba en español… 🙂
    abrazo!!

  2. manel
    25 de outubro de 2009 às 8:41 AM
    • manel
      25 de outubro de 2009 às 8:49 AM

      o Programa completo desde o ensino universitário aos mais novos, incluindo professores pode ser visto aqui. Foi pena não terem apostado no software livre e linux. http://62.28.57.35/

  3. antonia pereirados santo
    25 de outubro de 2009 às 10:36 PM

    Acredito que iniciativas como esta, irão de verdade a qualidade na educação na America Latina . Parabéns aos contemplados/as ! . Muitos espaços lhes aguardam no mundo digital as TIC”S.
    SUCESSO!

  4. antonia pereirados santo
    25 de outubro de 2009 às 10:40 PM

    Acredito que iniciativas como esta, irão de verdade contribuir com a qualidade da educação na America Latina . Parabéns aos contemplados/as ! . Muitos espaços lhes aguardam no mundo digital das TIC”S.
    SUCESSO!

  5. Thiago
    26 de outubro de 2009 às 8:25 PM

    OK, mas e quando der “pau” no pc? O gasto de energia? Vc usa ele na escola e em casa não tem internet…
    resumindo: + pc = aquecer o mercado de pc = lucro = manutenção = + gasto = mesma coisa…..vai ler livro….

    • Pedro
      4 de novembro de 2009 às 10:07 PM

      Thiago, en Uruguay personas que jamas podrian haber accedido a un computador pudieron hacerlo gracias a esta politica de gobierno. Seguramente no se soluciona todo, pero creo que es algo positivo. Estoy hablando de personas que JAMAS podrian tener un computador… y no creo que esto sea algo contrario a leer un libro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: