Início > Linux > Ubuntu 9.10 tem serviço de nuvem gratuito.

Ubuntu 9.10 tem serviço de nuvem gratuito.


A Canonical anunciou essa semana o lançamento oficial do Ubuntu 9.10 Desktop Edition, que apresenta um serviço gratuito de Cloud Computing.

A partir de hoje, quinta-feira, o sistema operacional de código aberto estará disponível para download totalmente grátis.

Entre as novidades, a distribuição traz recursos para troná-la mais amigável para os usuários, como processos de boot e login mais rápidos, estrutura de áudio renovada e uma melhor conectividade de banda larga 3G.

Para usuários de computadores móveis, como notebooks e netbooks, os desenvolvedores do SO trabalharam em melhorias na interface Remix, destinadas aos portáteis. Ela passa a utilizar o programa de mensagens instantâneas Empathy, que facilita a transferência de arquivos de texto, voz e vídeo.

“O Ubuntu 9.10 dá aos usuários mais razões do que nunca para considerar seriamente o Linux, em um momento em que muitos estão repensando as suas opções de sistemas operacionais. Estamos oferecendo uma plataforma para os usuários interessados em um sistema operacional fácil de usar, com ótimo visual e amigável para a navegação a Web”, declarou Jane Silber, COO da Canonical. “Uma seqüência de boot, login e sincronização de arquivos e contatos mais atraente, por meio de serviços online e ótimas experiências com os modelos de notebooks, desktops e netbooks mais populares, continuam a posicionar o Ubuntu entre as opções comerciais”.

Um dos recursos mais interessantes é o Ubuntu One. Trata-se de pacote de serviços online, baseados em cloud computing, lançado na versão beta em maio de 2009. Ele funciona como uma nuvem pessoal na web, facilitando os processos de backup, a sincronização e o compartilhamento de arquivos.

Além disso, ele oferece sincronização online de contatos e um sistema de recados, chamado Tomboy notes. Segundo a Canonical, os usuários terão até 2GB gratuitos para armazenar seus dados na nuvem.

Para desenvolvedores
O Quickly é um sistema simplificado de desenvolvimento de aplicativos para o ubuntu. Segundo a Canonical, ele serve tanto para desenvolvedores profissionais quanto casuais, capaz de automatizar tarefas repetitivas.

O código produzido pode ser empacotado e distribuído pelos repositórios de software do Ubuntu. Além disso, eles estarão presentes na versão Bazaar do sistema de controle, que faz parte do website de colaboração totalmente voltado para o código aberto, o Launchpad.

Categorias:Linux Tags:,
  1. Wilson da Silva Tenório
    3 de novembro de 2009 às 2:45 PM

    Usando o Ubuntu 9.10 e recomendo, realmente o sistema ficou mais leve em relação a inicialização, até agora nada a reclamar deste sistema, apenas uma pequena incompatibilidade de minha placa de video por ela ser antiga e nao ter drivers recentes, nada que um upgrade que a tempos vem sido pedido pela minha maquina xD sauhsa…

    Quanto a interface, e localização dos conteudos realmente estao bem melhores…
    Para aqueles que ja usam o Ubuntu, sim, realmente vale a pena atualizar para esta versão.
    Para os que são usuários do “Janela”, experimentem o Ubuntu, se voce utiliza o pc somente para navegação web, e trabalho (usando produtos da familia Office), instalar um sistema Linux sai bem mais barato, e bem mais seguro no dia-a-dia, pois nao se pega virus nem nenhuma praga virtual.
    Quem é Usuário do “janela” experimenta baixar um Live CD do Ubuntu, e voce poderá testar o sistema, sem nem precisar desinstalar seu sistema atual.

    😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: