Início > eletricidade > Conhecendo os tipos de equipamentos de proteção

Conhecendo os tipos de equipamentos de proteção


Filtro de Linha, Estabilizadores e No-Break

Nesta  matéria mostraremos quais são as proteções oferecidas por cada um dos equipamentos. Um ponto importante a ser mencionado é a qualidade do produto. Muitos equipamentos oferecidos no mercado, não oferecem a proteção descrita, colocando em risco seu equipamento eletrônico.

O uso de marcas e fabricantes consagrados, equipamentos de alta qualidade e confiabilidade garantirão seu equipamento eletrônico bem como seu investimento.

Este é o fator principal do porque nós da Computer Solutions indicamos e comercializamos os equipamentos da APC.


Filtro de Linha:

Tipo de proteção: Surto, Pico de Energia, Ruído

Protege os equipamentos contra surtos e picos de energia, e alguns modelos também estão preparados para a filtragem de ruídos elétricos.

Atenção: não confunda este dispositivo com as réguas de tomadas de baixo custo encontradas em abundância no mercado.

Estabilizadores:

Tipo de proteção: Subtensões, Sobretensões Surtos, Pico de Energia, Ruídos

Regula a tensão de entrada. É essencial que incorpore as funções de um filtro de linha para a proteção do hardware.

No-Break

Tipo de proteção: Subtensões, Sobretensões, Surto, Pico de energia, Ruído, Black-out.

Realiza a proteção do hardware, dos dados e dos dispositivos do sistema.

A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção do fornecimento da energia elétrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve seus trabalhos e faça o desligamento seguro e correto do sistema.

No-Breaks de qualidade já incorporam as funções de filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo também programas de gerenciamento para quando da falta da energia elétrica.


Sistemas de No-Break:

A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção do fornecimento da energia elétrica, o funcionamento do computador ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado com um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve seus trabalhos e faça o desligamento seguro e correto do sistema.

No-Breaks de qualidade já incorporam as funções de estabilizador e filtro de linha, garantindo a integridade dos equipamentos a ele conectados, possuindo também programas de gerenciamento para quando da falta da energia elétrica. Incorporam também facilidades de  gerenciamento controlando o sistema para que, no caso da falta da energia elétrica, os programas do computador ligado a ele sejam todos finalizados e o sistema seja desligado se a carga das baterias que o alimentam estiverem chegando ao fim..

O que vem a ser então um No-Break Inteligente?

O texto abaixo, de autoria da APC e publicado no informativo PowerNews Channel APC – Ano 1- N° 2 – Nov/2002, lhe dará esta informação:

Você já deve ter ouvido seu cliente pedindo um no-break inteligente ou até mesmo perguntando o que ou para que serve a inteligência em um no-break. Bom, a primeira confusão que se deve evitar é achar que um no-break, microprocessado é um no-break inteligente.

Hoje, os microprocessadores estão presentes em quase todos os equipamentos eletro-eletrônicos que se pode imaginar, desde o seu relógio de pulso até o controle remoto do seu aparelho de som, Ele é apenas mais um dos componentes eletrônicos que fazem parte do circuito.

A inteligência do no-break está relacionada à execução de ações automáticas programadas pelo usuário. Para um no-break ser inteligente ele precisa de uma porta de comunicação com o computador ou servidor, que pode ser serial – ou nos modelos mais recentes, USB – e um software de controle e gerenciamento ou driver do sistema operacional.

A função principal desta “inteligência”  é garantir a integridade dos dados no caso de falta de energia prolongada. Se o usuário não estiver presente, o software faz automaticamente o desligamento dos aplicativos, salvando os arquivos abertos e desligando o sistema operacional antes que a bateria acabe. Além disso,  o software pode interagir com sensores internos e externos do no-break ativando ações para cada evento específico que o equipamento ou a rede elétrica tiver. Como assim?

Você pode programar o No-Break para iniciar o procedimento de backup, caso dispare o alarme de incêndio do prédio, por exemplo. Ele também pode avisar a todos os usuários logados, por e-mail, Pager ou SMS para o administrador da rede. Aí é só o usuário acessar a instalação e o no-break via um browser de Internet – de onde estiver, e pronto! Isso é ser inteligente!

Nos equipamentos mais sofisticados, geralmente usados para servidores ou rede, existem pacotes de integração entre o no-break e o software de gerenciamento corporativo da empresa. Isso significa que o administrador da rede pode usar o mesmo software e a mesma interface gráfica que ele já usa para gerenciar o servidor, roteadores, switches, etc  para gerenciar o no-break e a energia. E dá para fazer muito mais. E, atenção! Todos os no-breaks da APC são inteligentes e alguns modelos dispõem de recursos avançados.


O Dimensionamento do No-Break:

Tão importante quanto utilizarmos um No-Break  é seu dimensionamento. Em outras palavras, será que o no-break utilizado terá capacidade de alimentar nosso sistema pelo período de tempo que estimamos?

Qual a capacidade do No-Break que deveremos utilizar para uma determinada configuração?

Primeiro necessitamos conhecer qual é a potência que será consumida pelos equipamentos a serem alimentados pelo No-Break? Para isto, bastará somarmos o consumo de cada equipamento que será alimentado pelo No-Break. Normalmente encontraremos esta indicação nas especificações técnicas fornecidas pelo fabricante ou em etiquetas de identificação existente no equipamento.

Um lembrete: cuidado para não confundir VA e Watts.

De posse destas informações, a empresa que fornecerá o No-Break poderá realizar os cálculos e dimensionar o No-Break ideal para suas necessidades.


No-Break com saída Senoidal Pura ou Aproximada:

A empresa concessionária de energia elétrica fornece energia para alimentar equipamentos a ela conectados.

Esta é uma tensão alternada, senoidal, com forma de onda como mostro na figura abaixo.

 

Alguns equipamentos eletrônicos não necessitam de uma tensão de alimentação senoidal pura, com este forma de onda exatamente igual a forma acima, como é o caso do computador, monitor de vídeo e outros.

Outros equipamentos, tipo equipamentos eletrônicos de precisão, como por exemplo os utilizados pela medicina moderna, equipamentos que tenham motores internos com rotação controlada pela frequência da rede elétrica, etc necessitam de alimentação por uma tensão senoidal pura, sem deformações, que poderão comprometer seu funcionamento.

Baseado nestes fatos, equipamentos de proteção tipo No-Break são fabricados para fornecerem saída em onda senoidal puro e saída em onda senoidal aproximada. A diferença de preço entre estes dois tipos de equipamentos é grande.

Na hora de especificarmos um sistema de No-Break devemos prestar muita atenção a este fator: será requerido ou não um sistema de No-Break com saída tipo onda senoidal pura?

Consulte sempre os manuais dos equipamentos que serão alimentados pelo sistema de No-Break, para obter esta informação.

De modo geral, os computadores pessoais não necessitam de alimentação por onda senoidal pura, por utilizarem fontes de alimentação do tipo fontes chaveadas. Assim, com a escolha do tipo correto de No-Break poderemos economizar alguns R$ na hora da compra de um No-Break com saída do tipo onda senoidal aproximada (Semi-Senoidal).

Na figura abaixo podemos visualizar o exemplo de uma onda senoidal aproximada e uma onda senoidal pura.

 

Realizando medições de tensões na saída do No-Break:

Agora que já conhecemos a diferença entre onda senoidal pura e aproximada, para a correta medição de tensão em equipamentos de proteção com saída em onda senoidal aproximada, tipo de saída utilizada pelos no-breaks de uso mais comum, necessitamos de medidor com características especiais: um Voltímetro denominado Voltímetro True RMS.

Os voltímetros populares encontrados no mercado não são do tipo True RMS, indicando uma medição não exata ao realizarmos medições em tensões tipo onda senoidal aproximada. Certamente os medidores não True RMS são bem mais baratos que os medidores do tipo True RMS

Nas fotos que tirei na minha bancada e que mostro abaixo, podemos ver ambos os tipos de voltímetros realizando medição na saída de um no-break tipo saída onda senoidal aproximada.

 

Na foto acima estamos realizando a medição na saída de um no-break APC modelo BE600-BR, indicado para uso em computadores pessoais e em pequenas empresas.

O medidor da esquerda, tipo True RMS indica o valor correto de tensão na saída do no-break, 116,6Volts.

O medidor da direita, tipo comum não True RMS indica um valor alterado, não verdadeiro de 96,2Volts.

 

Com mais detalhes em outra medição que realizei, no medidor da esquerda podemos visualizar em sua parte superior a indicação True RMS Multimeter. Este é o tipo de equipamento correto para este tipo de medição.


Tipos de No-Break:

  • No-Break Interativo com saída Onda Senoidal Aproximada
  • No-Break Interativo com saída Onda Senoidal Pura
  • No-Break On-Line, Dupla Conversão, com saída Onda Senoidal pura

No-Break Interativo com saída Onda Senoidal Aproximada

Este tipo de no-break é indicado para o uso com computadores e equipamentos que utilizam fonte de alimentação chaveada.

As fontes de alimentação usadas nos computadores (fontes chaveadas) não sentem a ausência de energia, se esta ocorrer em um intervalo de tempo menor do que aproximadamente 16ms

Deste modo, os computadores podem ser protegidos por no-break que apresenta sua saída com forma de onda senoidal aproximada.

Os no-break com saída onda senoidal aproximada possuem baixo custo, se compararmos aos outros tipos de no-break.

Exemplos destes no-break são os modelos APC BE600 (600VA), BR1200Bi-BR (1200VA) e BR1500 (1500VA). (veja em http://www.csolutions.com.br/produtos/precos/pnobreak.htm)

 

No-Break Interativo com saída Onda Senoidal Pura

Para o uso em servidores, equipamentos de precisão, de uso em laboratórios / médicos e outros, o no-break com saída onda senoidal pura é indicado.

Este tipo de no-break possui um pequeno tempo de comutação para suas baterias. Nos modelos da APC da linha Smart, entre 2 a 4 mseg.

Os no-break APc do tipo Interativos com saída em onda senoidal pura, possuem uma série de recursos e características não encontradas nos do tipo onda senoidal aproximada.

Este tipo de no-break possui custo superior aos do tipo saída onda senoidal aproximada.

Exemplos destes no-break são os modelos APC SUA1000, SUA1500, SUA3000. (veja em http://www.csolutions.com.br/produtos/precos/pnobreak.htm)

 

No-Break On-Line, Dupla Conversão, com saída Onda Senoidal pura

Os No-Break APC do tipo On-Line Dupla Conversão possuem tempo de comutação da bateria igual a zero.

Esta característica é requerida em muitos equipamentos, que não suportam o tempo de comutação das baterias no caso de falta de energia elétrica, mesmo se este tempo for reduzido. Por exemplo em muitos equipamentos médicos, de laboratório, equipamentos de áudio, servidores de grande porte que não utilizam fontes chaveadas e outros.

Sempre que um tempo de comutação zero for requerido, os no-break tipo On-Line deverão ser utilizados.

Os no-break On-Line, por suas características de projeto e construção, possuem preços bem mais elevados, se comparados com preços dos  No-Breaks também com saída Onda Senoidal pura e pequeno tempo de comutação (os interativos).

Poucas serão as situações onde um No-Break On-Line será requerido, já que, para alimentação de computadores, servidores, grande parte dos equipamentos de uso médico e laboratórios e outros os No-Break Onda Senoidal pura com pequeno tempo de comutação será apropriado.

Conclusão:

A escolha do tipo apropriado de no-break para a proteção de equipamentos é de primordial importância. A escolha do tipo errado poderá comprometer a segurança dos sistemas, causar um investimento de capital muito  superior ao necessário, etc, etc, etc…..


O Gerenciamento do No-Break e do computador:

O No-Break inteligente não possui apenas processador para seu controle interno, mas também para  controlar o sistema a ele conectado.

Nada melhor que uma imagem para mostrar as vantagens de um No-Break inteligente.

As imagens abaixo são referentes ao controle de um No-break APC BE600-BR, 120Volts – 600VA que alimenta um computador e monitor de vídeo.

 

 
Notem que o consumo de todo o conjunto é de apenas 137Watts. Vocês perguntarão como é possível um consumo tão baixo com tantos equipamentos consumindo energia ? Simples: os equipamentos atuais consomem bem menos energia comparados aos equipamentos mais antigos.

Podemos observar que, no caso de falta de energia elétrica, o sistema a ele conectado poderá continuar a funcionar sem interrupção por aproximadamente 16 minutos. No momento a bateria está 100% carregada.


 
Nesta outra tela, podemos observar que o computador já foi protegido pelo no-break por 3 vezes devido a falta de energia. A falta de energia total foi de 2 minutos e 49 segundos. No último auto-teste realizado, nenhum problema foi encontrado.

Pelas informações que escrevi acima, sentimos que com o uso de um No-Break alimentando energia ao computador e o protegendo contra problemas da rede elétrica, ficamos tranquilos quanto a integridade do sistema, das informações lá armazenadas e ao investimento que realizamos para a compra do computador e seus periféricos.

Muitos usuários me relatam que não necessitam desta proteção, já que não deixam seus computadores ligados o dia todo. Esta visão não é correta, pois os problemas acontecem aleatoriamente, e podemos ter anomalias na rede elétrica à qualquer momento.

Utilizem um No-Break de qualidade comprovada no mercado (APC de preferência) , que permita o gerenciamento do computador. Não se esqueçam também da importância do aterramento da tomada de sua casa ou empresa.

Proxima Dica

No-Break e suas baterias – Cuidados necessários

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: